" Trocar para parar "
"Vamos oferecer a um milhão de fumadores uma nova ajuda para deixarem de fumar. Iremos financiar um novo programa nacional 'trocar para parar' - o primeiro do género no mundo". A afirmação é de Neil O'Brien, ministro da Saúde britânico, sobre o projeto de distribuição de um milhão de kits de cigarros eletrónicos a fumadores ingleses como incentivo para que deixem de fumar.
O objetivo do governo britânico é reduzir os níveis de tabagismo e, como consequência, o número de doenças associadas ao consumo de tabaco, diminuindo, por sua vez, a pressão no serviço nacional de saúde (NHS, na sigla em inglês).
Este projeto pioneiro, apresentado esta terça-feira, insere-se no compromisso do executivo de Rishi Sunak de atingir a meta de um país sem tabaco até 2030, reduzindo a taxa de tabagismo em Inglaterra para 5%, "ou menos", indicou o governo.
Entre 2021 e 2022, o governo britânico decidiu direcionar 68 milhões de libras (cerca de 77 milhões de euros) em medidas de saúde pública de antitabagismo. Durante este período, quase 100.000 pessoas deixaram de fumar, refere o Governo.
Na nota do executivo de Sunak é dado a conhecer que o governo disponibilizou este ano mais 35 milhões de libras (cerca de 40 milhões de euros) para que todos os fumadores que sejam admitidos nos hospitais possam ter acesso a tratamento para que deixem de fumar.
Segundo a BBC, apesar de o governo encorajar o uso de cigarros eletrónicos a fumadores adultos para que deixem de fumar, o plano pretende também diminuir a venda ilegal de cigarros eletrónicos a menores de 18 anos.